Carnaval das Culturas em Berlim 2010

Desde 1996, a Oficina das Culturas (Werkstatt der Kulturen organiza o anual Carnaval das Culturas (Karneval der Kulturen) no bairro berlinense de Kreuzberg.

A 15ª edição do evento foi realizada entre 21 e 24 de maio de 2010. Ao todo, foram montadas 380 barracas e quatro palcos para um público esperado de 1,4 milhão de pessoas.

Na tarde de domingo (23), cerca de 4,5 mil representantes de 70 nações desfilaram da estação de metrô Hermannplatz até a estação Yorckstraße, fazendo do desfile, mais uma vez, a atração principal da festa.

Você encontra o artigo publicado na Deutsche Welle aqui.

Tacheles: arte na terra de ninguém



Tacheles é um edifício excêntrico localizado no centro de Berlim. Nos últimos dias, descobri fatos interessantes para a reportagem publicada em 15 de maio de 2010 pela Deutsche Welle. Eis alguns trechos dela:

O imóvel fica na rua Oranienburger Straße, em pleno centro de Berlim, e atrai aproximadamente 400 mil turistas por ano. Bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial, o edifício em ruínas foi ocupado por artistas em fevereiro de 1990. Batizado de Tacheles (pronunciado tárreles em português), ele se tornou, com o passar dos anos, uma das principais atrações turísticas da cidade.

Para quem visita o local pela primeira vez, o cheiro de urina nas escadas e a infinidade de mensagens pixadas ou coladas nas paredes são um choque. A cada andar, a casa artística oferece uma nova surpresa. Ao todo, são 6000 m² com 30 estúdios, além de um cinema e bares.

Desde 1990, cerca de 10 mil artistas já passaram pela casa artística. A estimativa é de Linda Cerna, organizadora da Tacheles e.V., entidade sem fins lucrativos que administra o local. Cerna e outras três pessoas são contratadas pela instituição como funcionários em meio período. Voluntários e estagiários dão suporte à equipe administrativa.

Para financiar e divulgar os projetos artísticos, a Tacheles e.V. cobra aluguel dos estúdios. “A princípio, queríamos que os estabelecimentos privados com fins lucrativos, como o cinema e os bares do térreo, bancassem a casa artística”, explica Linda. Mas o plano não deu certo. “Por isso, os custos são divididos com os artistas”, complementa. De acordo com ela, o aluguel mensal de um ateliê de 32 m² custa em média 260 euros.
(Leia mais aqui.)