Tacheles: arte na terra de ninguém



Tacheles é um edifício excêntrico localizado no centro de Berlim. Nos últimos dias, descobri fatos interessantes para a reportagem publicada em 15 de maio de 2010 pela Deutsche Welle. Eis alguns trechos dela:

O imóvel fica na rua Oranienburger Straße, em pleno centro de Berlim, e atrai aproximadamente 400 mil turistas por ano. Bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial, o edifício em ruínas foi ocupado por artistas em fevereiro de 1990. Batizado de Tacheles (pronunciado tárreles em português), ele se tornou, com o passar dos anos, uma das principais atrações turísticas da cidade.

Para quem visita o local pela primeira vez, o cheiro de urina nas escadas e a infinidade de mensagens pixadas ou coladas nas paredes são um choque. A cada andar, a casa artística oferece uma nova surpresa. Ao todo, são 6000 m² com 30 estúdios, além de um cinema e bares.

Desde 1990, cerca de 10 mil artistas já passaram pela casa artística. A estimativa é de Linda Cerna, organizadora da Tacheles e.V., entidade sem fins lucrativos que administra o local. Cerna e outras três pessoas são contratadas pela instituição como funcionários em meio período. Voluntários e estagiários dão suporte à equipe administrativa.

Para financiar e divulgar os projetos artísticos, a Tacheles e.V. cobra aluguel dos estúdios. “A princípio, queríamos que os estabelecimentos privados com fins lucrativos, como o cinema e os bares do térreo, bancassem a casa artística”, explica Linda. Mas o plano não deu certo. “Por isso, os custos são divididos com os artistas”, complementa. De acordo com ela, o aluguel mensal de um ateliê de 32 m² custa em média 260 euros.
(Leia mais aqui.)

Nenhum comentário: