Defeitos de brasileiro

Simpático, extrovertido, corajoso, improvisador, dedicado, animado e com muita ginga, como se nota no samba, futebol e capoeira. Essas são algumas das principais características positivas com que o brasileiro é constantemente definido no exterior.

Existem também os defeitos, como qualquer povo do mundo tem. É justamente pra esses pontos negativos da nossa imagem lá fora que quero chamar a sua atenção.

Esperteza

Muito brasileiro se acha esperto e tem orgulho disso. No entanto, as qualidades das pessoas não são valorizadas na mesma medida em todo o planeta. Tem regiões, por exemplo, onde ser cool é mais importante do que ser sábio; ou onde ficar quieto é mais apreciado do que sair falando o que se pensa. E há também regiões onde a inocente honestidade é mais valorizada do que a malícia.

No Brasil, a esperteza faz parte do nosso dia-a-dia. Muitos de nós aprendemos a ser malandros desde cedo e, mesmo quando isso não acontece, precisamos saber nos defender dos espertalhões que estão à solta.

Quando começam a conviver com um povo menos malicioso, os compatriotas que continuam agindo com malandragem acabam manchando a imagem de todos nós. Usar transporte público sem pagar, fazer negócios desonestos e contar mentiras pra sair por cima são algumas das principais manias do brasileiro espertalhão.

Pressa

No Brasil, falamos com qualquer um que senta ao nosso lado, viramos amigo dos professores e clientes, fazemos piadas dos colegas da sala ou do trabalho e até beijamos alguém 5 minutos depois de ter visto pela primeira vez. Em muitos outros países, essas coisas acontecem bem mais devagar... ou jamais.

Quando chegar em um lugar estranho, tenha cautela e seja observador. Aos poucos, você vai perceber se é melhor dar a mão ou um beijo no rosto ao cumprimentar alguém, se você pode se servir antes dos outros durante as refeições ou até se pode tratar outra pessoa com o pronome “você” em vez de “o senhor” ou “a senhora”.

Principalmente nas amizades ou paqueras, tome muito cuidado pra não parecer desesperado.

Jeitinho

Outra má característica de muitos brasileiros é a mania de ser teimoso, burlar regras e forçar a barra pra conseguir o que quer.

Acostumados com a vida de onde nasceram, muitos chegam no exterior achando que propinas, atrasos, sonegações e comercialização de privilégios também funcionam lá fora. O resultado é desastroso: não aprendem a seguir as regras, principalmente as que dizem “não” alguma coisa.

Diversos serviços só funcionam em países do Hemisfério Norte porque os cidadãos se respeitam e prezam pelo patrimônio público. Quando tiver a oportunidade de estar em um lugar desses, aproveite pra seguir os bons exemplos e deixe a tentação de dar um jeito pra tudo de lado.

Acredite: os caminhos da esperteza, pressa e do famoso jeitinho brasileiro podem ser mais rápidos, mas os da sensatez e paciência são certamente mais seguros.

3 comentários:

Unknown disse...

dá pra visualizar vc falando lendo seu blog.. adorei suas histórias.. li td!
Tati (mgá)

Elton Hubner disse...

Oi, "Tati"! Que bom que você ainda se lembra dos meus discursos rs. Beijoca pra toda a família! :)

Loo disse...

Adorei este post sobre os defeitos dos brasileiros. Eu estou morando faz mais de 5 anos aqui nos Estados Unidos e não tenho paciência com os "novos brasileiros" aqui que querem arranjar tudo com "esperteza" e o jeitinho brasileiro.

É exatamente isso que acontece, acaba queimando a nossa imagem no exterior. Acaba que ninguém confia em brasileiro, sempre ficam com um pé atrás.

Abraços!
Loo - www.blogviagens.com