Seis dicas para economizar tempo em um breve tour

Em algum momento das suas andanças, você terá apenas algumas horas ou poucos dias para passar em um lugar cheio de atrações.

Apesar de não conseguir ver tudo que a cidade tem a oferecer, você pode pelo menos se preparar para aproveitar mais o tempo durante o passeio. Veja como isso é possível:

1 - Contatos

Procure estabelecer contatos com pessoas nativas antes de chegar à cidade. Ainda que vocês não se encontrem de fato, elas podem pelo menos dar dicas que você não encontrará jamais em guias turísticos. Isso sem contar nas portas que podem abrir, como apresentando um amigo que trabalha num restaurante tal, um DJ que vai tocar numa discoteca, uma prima que tem entradas para museus etc.

2 – Mapa

Se não tiver um guia turístico, serve um mapa impresso no computador ou de um centro turístico mesmo. Assim que chegar na cidade, tente conseguir um no próprio aeroporto ou na estação de trem.

Estude o mapa, marque os pontos de interesse prioritários e leia exaustivamente os nomes das ruas, ainda que sejam impronunciáveis. Quando estiver andando, será de grande valia reconhecer nomes familiares nas placas sem precisar ficar olhando de novo no mapa a cada 50 metros.

3 – Transporte

Compre um bilhete para o dia todo (ou um período maior, dependendo da duração da sua estadia). Avaliando quanto lhe custará voltar à cidade, não é aconselhável desperdiçar tempo economizando com transporte público.

Uma alternativa ainda melhor é alugar uma bicicleta ou usar seus patins. Neste caso, lembre-se de levar também um par de sapatos na mochila para entrar em lugares onde patins são proibidos.

4 – Previsão do tempo

Independentemente da estação do ano, o dia pode ser de sol ou de chuva. Por isso, confira na véspera a previsão do tempo. É fácil: basta “googlar” weather + nome da cidade. Em caso de chances de chuvas, carregar uma sombrinha é essencial para não ficar barrado embaixo de um toldo no meio do seu tour esperando a chuva passar.

5 – Peso

Leve apenas o necessário e distribua o peso com o seu ou a sua acompanhante. Cada um com uma mochila leve é melhor do que um carregando o peso para todos.

Outra dica: muitos museus têm cofres ou armários gratuitos para os visitantes. Aproveite para se livrar da mochila pelo menos durante a caminhada dentro desses lugares.

6 - Alimentação

Leve sempre uma garrafa pequena de água e alguns “lanchinhos”. Nada de chocolate ou algo que possa derreter. Sanduíches e barras de cereais são boas sugestões.

Evite almoços pesados. O melhor é tomar um café da manhã reforçado antes de começar o passeio, beliscar uma ou outra coisinha durante o dia e, à noite, jantar bem antes de relaxar.

Nenhum comentário: